quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Qual é a importância das Florestas?



Há uma relação muito íntima entre a floresta e a água. As árvores funcionam como esponjas que abastecem as reservas subterrâneas. A carga de água dos rios está relacionada à existência de florestas e aquela pode ficar comprometida se continuarmos no processo de devastação das áreas verdes do planeta.
A importância da floresta é enorme, pois suas raízes ajudam a evitar a erosão do solo. Suas folhas que cobrem o solo também ajudam a evitar a erosão e ainda permitem que a água das chuvas possa lentamente entrar no solo e ali permanecer por mais tempo, ao passo que a ausência de vegetação favorece o processo chamado de lixiviação.
As florestas também têm uma função excelente de regular o clima, pois elas, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que eliminamos com a respiração e aquele decorrente de inúmeras atividades humanas, que foram intensificadas no período pré-industrial e industrial.
Portanto, o processo de eliminação das florestas favorece consideravelmente ao acúmulo de gases de efeito estufa. Primeiro, porque ao eliminá-las retiramos do planeta os seres vivos que têm como função ajudar a reduzir, ao menos temporariamente, o gás carbono usado na fotossíntese.


Trabalho elaborado por:

Dylan Batista Nº5 8ºB
Edgar Catarino Nº6 8ºB
Paulo Pereira Nº14 8ºB
Tiago Silva Nº18 8ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário